Projeto milkEE

A ferramenta milkEE surge no âmbito do projeto “milkEE – Promoção da utilização eficiente de recursos e bioeconomia das explorações leiteiras”, financiado pelo PDR2020 na medida 20.2.2 – Assistência técnica. O projeto é liderado pela CONFAGRI e tem como parceiros o ISQ, UTAD, AGROS, LACTICOOP e PROLEITE.

Âmbito

A aplicação milkEE foi desenvolvida para explorações intensivas de leite, seguindo o REAP e incluindo as restrições de localização em zona vulnerável.
Os dados introduzido são totalmente anónimos não sendo possível identificar o produtor, pois não é solicitado qualquer elemento identificador do mesmo. Apenas um email e um nome de utilizador para efetuar o registo e poder guardar os seus dados introduzidos.

Objetivo

Estimular a adoção de medidas de eficiência energética, hídrica e de valorização de chorume através da proposta de medidas de melhoria e do cálculo de indicadores da própria exploração e consequente comparação com os restantes produtores intensivos de leite (benchmark).
Esta comparação permitirá ao produtor analisar diferentes custos de produção de leite, por cenários de eficiêncica energética e por  tipologia de ordenha, o que permitirá adotar medidas que lhes permita reduzir os seus custos de produção.

Metodologia

Esta aplicação foi desenvolvida tendo por base três auditorias energéticas, hídricas e de avaliação dos efluentes pecuários. Estas auditorias foram selecionadas com base na tipologia de ordenha e nas dimensões da exploração. 
Os dados recolhidos permitiram calcular diversos indicadores das explorações, que foram utilizadas para a construção da plataforma.
Para melhorar interpretação dos dados forma desenvolvidos 4 cenários de eficiência energética tendo por base os seguintes equipamentos:
Cenário A:  Exploração com variador de velocidade na bomba de vácuo + Permutador para recuperação do calor do sistema de frio para aquecimento de águas + Permutador para pré-arrefecimento do leite.
Cenário B
: Exploração com variador de velocidade na bomba de vácuo + Permutador para recuperação do calor do sistema de frio para aquecimento de águas.
Cenário C: Exploração com variador de velocidade na bomba de vácuo.
Cenário D: A exploração não possui variadores de velocidade nem nenhum tipo de permutadores de calor.

Registo

Para efetuar o seu registo e poder aceder a todas as funcionalidades da plataforma, basta clicar em Registo e completar o formulário com as informações solicitadas: Nome de utilizador, Email e Password.
Irá receber de seguida um email com os dados introduzidos, bastando depois efetuar o seu Log In o qual o irá redirecionar para a plataforma com todas as funcionalidades disponíveis.

Imagens

milkee_3