Âmbito

A aplicação milkEE foi desenvolvida para explorações intensivas de leite, seguindo o REAP e incluindo as restrições de localização em zona vulnerável.
Os dados introduzido são totalmente anónimos não sendo possível identificar o produtor, pois não é solicitado qualquer elemento identificador do mesmo.

Objetivo

Estimular a adoção de medidas de eficiência energética, hídrica e de valorização de chorume através da proposta de medidas de melhoria e do cálculo de indicadores da própria exploração e consequente comparação com os restantes produtores intensivos de leite (benchmark).
Esta comparação permitirá ao produtor analisar diferentes custos de produção de leite, por cenários de eficiêncica energética e por  tipologia de ordenha, o que permitirá adotar medidas que lhes permita reduzir os seus custos de produção.

Metodologia

Esta aplicação foi desenvolvida tendo por base três auditorias energéticas, hídricas e de avaliação dos efluentes pecuários. Estas auditorias foram selecionadas com base na tipologia de ordenha e nas dimensões da exploração. 
Os dados recolhidos permitiram calcular diversos indicadores das explorações, que foram utilizadas para a construção da plataforma.
Para melhorar interpretação dos dados forma desenvolvidos 4 cenários de eficiência energética tendo por base os seguintes equipamentos:
Cenário A:  Exploração com variador de velocidade na bomba de vácuo + Permutador para recuperação do calor do sistema de frio para aquecimento de águas + Permutador para pré-arrefecimento do leite.
Cenário B
: Exploração com variador de velocidade na bomba de vácuo + Permutador para recuperação do calor do sistema de frio para aquecimento de águas.
Cenário C: Exploração com variador de velocidade na bomba de vácuo.
Cenário D: A exploração não possui variadores de velocidade nem nenhum tipo de permutadores de calor.

Navegação

1. Introdução de dados

Este questionário é de preenchimento obrigatório para que possam ser apresentados os indicadores da sua exploração. Encontra-se divido em dados gerais, tais como localização, características do efetivo, dados energéticos, dados hídricos e características dos equipamentos. O preenchimento deste questionário permite obter propostas de medida de melhoria, cálculo de indicadores da sua exploração e ainda contribuir para a elaboração de benchmarks da realidade dos produtores intensivos de leite em Portugal.

Com este questionário pretende-se saber quais os custos de produção relativos à produção de leite, para assim apresentar um gráfico com a desagregação dos custos por fonte e comparar os custos de produção com o preço de venda do leite.

2. Indicadores

Aqui são calculados os indicadores em forma de gráfico, bem como em forma de tabela. São propostas medidas de melhoria com base na informação recolhida e é também possível visualizar uma comparação dos seus indicadores com o dos restantes produtores intensivos de leite em Portugal, que também já preencheram os seus dados.

Este menu apresenta um gráfico com a desagregação dos custos de produção por tipo de fonte, incluindo os valores obtidos para a energia e água já calculados. É ainda apresentado um gráfico com o somatório dos custos de produção e o preço de venda do leite.  

3. Casos de estudo

É apresentado um resumo sobre a auditoria energética, hídrica  e avaliação dos efluentes pecuários, efetuada ao caso de estudo com tipologia de ordenha convencional.

É apresentado um resumo sobre a auditoria energética, hídrica e avaliação dos efluentes pecuários efetuada ao caso de estudo com tipologia de ordenha rotativa.

É apresentado um resumo sobre a auditoria energética, hídrica e avaliação dos efluentes pecuários efetuada ao caso de estudo com tipologia de ordenha robotizada.

4. Benchmark

Aqui é apresentado em forma de gráfico uma comparação, benchmark, entre todos os produtores intensivos de leite que já inseriram os seus dados na plataforma.
São apresentados o número de produtores por cenário de eficiência energética e os seus custos médios de produção (eletricidade, total de energia, água consumida).

Neste menu são apresentadas as informações presentes no benchmark geral, mas filtradas por tipologia de ordenha .

5. Manual de boas práticas

Neste menu vai poder consultar e descarregar o manual de boas praticas que foi elaborado no âmbito do projeto milkEE. Este manual compila um conjunto de informação relativas às explorações intensivas de leite com o foco nas medidas de eficiência energéticas, hídricas e de valorização de chorume.

6. Área de cliente

Aqui poderá consultar os seus dados de registo e efetuar a alteração da sua password.